Será que estou grávida? Como saber se você está grávida, principais sintomas e testes de gravidez.

Sintomas

Os sintomas de gravidez variam de mulher para mulher, mas normalmente o atraso menstrual é um dos primeiros a aparecer e é o que leva à suspeita de gravidez. Outros sintomas comuns são:

  • náuseas e vômitos;
  • dor e inchaço nas mamas;
  • cansaço maior que o habitual;
  • aumento na frequência urinária.

Todos eles estão relacionados às alterações hormonais e podem aparecer mesmo antes do atraso menstrual.

É importante ressaltar que o atraso menstrual não significa necessariamente uma gravidez, pois muitas mulheres têm ciclos irregulares. Também não é incomum a presença de sangramentos no início da gravidez, que podem ser confundidos com menstruação. Portanto, é importante a confirmação com a dosagem de HCG (gonadotrofina coriônica humana) na urina ou no sangue.

ilustração gravidez 1

Quer falar com uma ginecologista obstetra?

Agendar uma consulta
ilustração gravidez 2

Quando fazer teste de gravidez?

  • Urinário: após atraso menstrual e deve ser repetido após 1 semana caso o resultado seja negativo.
  • Exame de sangue: de 12 a 15 dias depois da relação sexual.

Exame de sangue ou teste urinário?

A dosagem sérica (no sangue) pode ser qualitativa (positivo ou negativo) ou quantitativa (mede a quantidade de HCG). A avaliação quantitativa é a melhor e mais sensível, pois detecta valores baixos de HCG (maior que 2 mUI/mL, sendo que os valores de referência podem variar dependendo do laboratório).

O ideal é realizá-lo após o atraso menstrual, mas pode ser realizado antes dele, pois normalmente fica positivo de 12 a 15 dias depois da fecundação (dia da relação sexual).

O teste urinário é um bom método, por ser prático e barato, mas normalmente detecta valores de HCG em torno de 50 a 100 mUI/mL, dependendo da marca. Então nas gestações muito iniciais pode ter resultado falso negativo, por isso deve ser realizado somente após o atraso menstrual e repetido após uma semana em caso de resultado negativo. Ressaltamos que não é possível confirmar a idade gestacional com a dosagem de HCG, no sangue ou urina.

Texto em parceria com Dra. Danielle Domingues, ginecologista e obstetra Theia.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você aceita nossa  política de cookies.