Gravidez: Primeiros sintomas e primeiras semanas

O que você precisa saber sobre os sintomas de gravidez, as primeiras semanas e o que você deve fazer.

Primeiros sintomas

Os sintomas de gravidez variam, mas normalmente o atraso menstrual é um dos primeiros a aparecer. Outros sintomas comuns são:

  • náuseas e vômitos;
  • dor e inchaço nas mamas;
  • cansaço maior que o habitual;
  • aumento na frequência urinária.

Se houver suspeita de gravidez é recomendado fazer um exame de confirmação. Existem 2 tipos de exame: Urinario e Exame de Sangue. Exame urinário é recomendado apos atraso menstrual e, caso negativo, se o atraso persistir recomenda-se repetir o exame apos 1 semana.

Saiba mais sobre testes de gravidez

ilustração gravidez 1

Que tal fazer seu acompanhamento pré-natal e parto com um time humanizado, respeitoso e multifuncional?

Agendar uma consulta
ilustração gravidez 2

Estou grávida, e agora?

A evolução adequada da gravidez pode ser avaliada inicialmente pela dosagem de HCG, pois espera-se que seu valor dobre a cada 48h, em média, e deve ser complementada com ultrassom transvaginal, obviamente com acompanhamento obstétrico adequado.

As estruturas que aparecem no ultrassom também demoram um tempo para se formar de acordo com a seguinte sequência: inicialmente se vê o saco gestacional (local que vai abrigar o embrião dentro do útero, ou seja, a “casa” do bebê); depois surge uma segunda estrutura responsável por nutrir o embrião na fase inicial da gestação chamada vesícula vitelínica. Somente depois do aparecimento dessas estruturas aparece o embrião.

Para que todas as estruturas estejam formadas no momento do ultrassom, ele deve ser realizado por volta de 7 semanas, tempo em que se espera já ver o embrião com batimentos cardíacos. É nesse ultrassom que também é possível confirmar a idade gestacional a partir da medida do embrião e verificar se é compatível com a calculada inicialmente pela data da última menstruação (DUM), lembrando que sempre se utiliza o primeiro dia da DUM para o cálculo.

Passo importante após confirmação da gravidez é buscar obstetra de confiança para realizar seu pré-natal.

Texto em parceria com Dra. Danielle Domingues, ginecologista e obstetra Theia.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você aceita nossa  política de cookies.