Calculadora de gravidez Calcule a data de nascimento do seu bebê

Qual foi o primeiro dia da sua ultima menstruação?

Resultado

A data prevista para o parto é .

Você está grávida de .

ilustração calculadora mobile

Bem-vinda ao tempo contado em semanas. A convenção médica quando se fala em semanas de gestação é contar as semanas a partir do primeiro dia da sua última menstruação (DUM). Como cada ciclo é diferente e a mulher pode ter ovulado em períodos diferentes, se convencionou o uso da data da última menstruação como melhor forma de cálculo de tempo da gestação e da provável data do parto (DPP).

ilustração calculadora 2

Deu positivo, e agora?

Seus próximos passos

Consulte uma obstetra remotamente
Normalmente, há indicação o ideal de se fazer a primeira consulta presencial com exame físico entre a 6º e a 7ª semana de gravidez, assim já é possível ouvir batimento cardíaco e ver o embrião. Mas fazer o exame Beta HCG antes da sua consulta presencial e já receber orientações e cuidados de uma obstetra é um cuidado que você merece ideal. Você pode fazer essa primeira conversa de forma virtual com uma obstetra Theia, que irá fazer o pedido de exame para você, passar orientações e tirar as principais dúvidas.

Faça exame de sangue Beta HCG.
A recomendação normalmente é de se fazer o exame de sangue BHCG quantitativo após receber um positivo em um teste de farmacia. O BHCG quantitativo é um exame de sangue capaz de detectar a quantidade do hormônio HCG no sangue e se há indícios de gravidez. Além disso, o exame também pode indicar se a gravidez está evoluindo conforme o esperado.

Este exame pode ser realizado na maioria dos laboratórios. Para cobertura de plano de saúde é preciso levar um pedido médico para fazer o exame. Se você for realizá-lo pagando particular não é necessário.

Comece a tomar ácido fólico
Caso já não esteja tomando, comece a tomar ácido fólico, 400 mcg por dia. O ácido fólico ajuda na formação do tubo neural (parte neurológica do embrião) e a evitar malformações dessa região.

Agende a primeira consulta presencial com sua obstetra
A partir da 7ª semana de gravidez já é possível ouvir batimento cardíaco e ver o embrião pelo ultrassom, por isso sugerimos que você busque agendar sua primeira consulta presencial por volta deste período. A agenda das incríveis obstetras da Theia estão disponíveis no site theia.com.br ou nos aplicativos de Android e iOS.

Neste início do seu acompanhamento pré-natal, sua médica obstetra entenderá o seu histórico de saúde, verificará se tudo vai bem com a evolução do embrião e solicitará uma série de exames, além de te dar a carteira da gestante, que é um documento onde todas as anotações mais importantes da sua saúde e gravidez serão feitas e ficarão com você.

Cuidados importantes

Em sua primeira consulta obstétrica, você receberá toda orientação de cuidado. Até lá: , até lá importante observar estes principais cuidados:

Tenha cuidado com a alimentação
Uma alimentação balanceada é muito importante na gestação. Dê atenção especial à ingestão de alguns alimentos e procure evitar: Além disso, é preciso cuidado especial com a ingestão de alguns alimentos que é melhor que sejam evitados:

ilustração calculadora 3
  • • Ovo com gema mole;
  • • Carnes cruas ou mal passadas;
  • • Queijos não-pasteurizados (ex: os macios com crosta branca, como brie ou camembert) e queijos azuis, como o gorgonzola ou o roquefort.
Por qual motivo?Para evitar a infecção por algumas bactérias, fungos e protozoários que podem estar presentes nesses alimentos e podem ser prejudiciais ao desenvolvimento do bebê. Com isso, melhor evitar também comer peixes crus, principalmente quando você não souber a origem e condições de preparo.

• Canela e hibiscoPor qual motivo?Em excesso podem aumentar o risco de abortamento. Como não se sabe a dose segura, o ideal é evitar no primeiro trimestre.

• Comer verduras, legumes e frutas com casca fora de casa, onde você não sabe como foi o processo de lavagem.Por qual motivo?Verduras e frutas mal lavadas são um dos principais fatores de transmissão de toxoplasmose. Quando contraída durante a gestação, a toxoplasmose pode ser muito prejudicial ao desenvolvimento do bebê. Portanto, atenção dobrada fora de casa. Em casa sempre lave as frutas e verduras de forma segura com água corrente e solução com hipoclorito de sódio (água sanitária própria para alimentos) antes do consumo.

• Elimine cigarro e bebida alcoólicaO tabagismo é completamente contraindicado durante a gravidez, pois aumenta a chance de partos prematuros e prejudica o crescimento do bebê. Também não há qualquer comprovação de uma quantidade segura de bebida alcoólica que proteja a criança de qualquer risco. Nossa sugestão, portanto, é de que bebida alcoólica não seja consumida durante a gestação.

• Diminua a ingestão de caféA recomendação da OMS é de até 2 doses de cafeína por dia. Lembrando que chá preto, chá verde, alguns refrigerantes e chocolate também contém cafeína.

• Não tome remédios sem falar com sua médicaMuitas medicações são contraindicadas na gestação. Se você toma algum remédio de forma recorrente, fale com sua médica seu médico o quanto antes para saber se pode continuar tomando ou se vai ser necessário algum ajuste. validar se pode seguir tomando ou se terão que ajustar. Nunca se automedique ou tome qualquer medicação sem falar com a especialista. seu médico.

• Cuidado com cosméticos e procedimentos estéticosMuitos cosméticos e procedimentos estéticos possuem elementos químicos que são prejudiciais à formação do bebê durante a gravidez. Separamos as principais orientações sobre este assunto:

• Pintar o cabelo:Não realizar procedimentos no primeiro trimestre.Evitar: amônia, chumbo e água oxigenada, principalmente nas raízes.

O que evitar em cremes e cosméticos:

  • Creme anti-age: não usar ácido glicólico; ácido salicílico;
  • Creme clareador de manchas: não usar hidroquinona;
  • Creme anti-acne: não usar vitamina A, retinol, tretinoína, do adapaleno e da isotretinoína;
  • Hidratantes corporais: não usar uréia acima de 3%

• Depilação:Somente com cera ou lâmina (não pode laser ou cremes depilatórios).

Esmaltes de unha não causam nenhum risco para a saúde do bebê.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar usando nosso site, você aceita nossa  política de cookies.